mulher jovem asma oxigénio

Dia Mundial da Asma

Doença respiratória afeta quase um milhão de portugueses

O Dia Mundial da Asma assinala-se em todo o mundo na primeira terça-feira de maio. De acordo com a Direção Geral de Saúde, este é um problema que afeta cerca de 700 mil portugueses sendo que, desses, 175 mil são crianças e adolescentes.

A asma é um sério problema de saúde pública, muito comum em redor do globo, e que afeta pessoas de todas as idades. Quando não é corretamente diagnosticada e tratada, pode ser altamente incapacitante e até mesmo fatal.

Segundo a Global Initiative for Asthma (GINA), a asma brônquica é definida como uma doença heterogénea, caracterizada pela inflamação crónica das vias aéreas e definida pela presença de sintomas respiratórios, tais como sibilância (frequentemente designada como pieira), dispneia, opressão torácica e tosse com uma limitação variável ao fluxo expiratório a que se associa habitualmente um aumento da reatividade brônquica e alterações estruturais das vias aéreas.

Em Portugal, estima-se que apenas 57% dos asmáticos tenham a doença sob controlo, ou seja: 300 mil portugueses necessitam de uma melhor intervenção clínica. Apesar destes números, a taxa padronizada de internamentos hospitalares aponta Portugal como o país da UE com menor taxa de internamentos por asma, entre os jovens com idade superior a 15 anos e adultos.

Ainda assim, em 2010, observou-se que este número chegava aos 26,8 por cada 100 mil habitantes, e com significativas assimetrias regionais. Cerca de metade dos internamentos por asma verificou-se nas populações com idade inferior a 19 anos, sendo a taxa nacional de 62,9 por 100 mil jovens.

Em termos mundiais o número de óbitos baixou, com uma quase inexistente mortalidade na idade pediátrica.

Fonte: https://www.dgs.pt/documentos-e-publicacoes/boas-praticas-e-orientacoes-para-o-controlo-da-asma-no-adulto-e-na-crianca-2-edicao-pdf.aspx