Profª. Drª. Cláudia Vieira
| Ordem nº 42852
Frequentou o 1º ano da Licenciatura em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra e os subsequentes na Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo concluído em 2003. Entre Janeiro de 2004 e Setembro de 2005, realizou o Internato Geral no Centro Hospital do Alto Ave – Unidade de Guimarães (antigo Hospital Senhora da Oliveira); efectuou o prolongamento do Internato Geral, no Serviço de Dermatologia. Em junho de 2005 submeteu-se ao Exame de acesso ao Internato Complementar, tendo escolhido como área de especialização a Oncologia Médica, no Instituto Português de Oncologia Porto Francisco Gentil.
Foi-lhe conferido o grau de assistente na área de Oncologia Médica em 2011. Desde essa altura, exerce funções de Assistente Hospitalar no Instituto Português de Oncologia Porto Francisco Gentil.
Em setembro de 2011 obteve a European Certification on Medical Oncology, promovida pela ESMO.
Em janeiro 2009 iniciou o Programa Doutoral de Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, tendo concluído a a fase de Pós- Graduação em janeiro de 2010. É investigadora principal do projeto de investigação clínica intitulado "Caracterização da dor e qualidade de vida em doentes oncológicos portugueses com metástases ósseas", recentemente vencedor de uma bolsa no Concurso Interno para Projetos de Investigação 2017 do IPOPFG. Concluiu o Programa Doutoral de Medicina e Oncologia Molecular da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto em julho de 2019.
Faz parte de diversas Sociedades Científicas e Associações Profissionais, tais como:
- Ordem dos Médicos Portuguesa
- Sociedade Portuguesa de Oncologia (Membro da direcção desde dezembro de 2018)
- Grupo de Estudos de Cancro de Cabeça e Pescoço
- European Society of Medical Oncology (ESMO)
- European Head & Neck Society
- American Society of Clinical Oncology
Em setembro de 2005 ingressou no Internato Complementar de Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia do Porto Francisco Gentil (IPOPFG), tendo-o concluído em maio de 2011.
Entre setembro de 2005 e março de 2007, realizou o Estágio de Medicina Interna no Serviço de Medicina Interna do Centro Hospitalar do Alto Ave, EPE, Unidade de Guimarães (CHAA). No 2º ano do Internato, entre julho e setembro de 2007, estagiou na Unidade de Cuidados Intensivos Polivalente (UCIP) do mesmo centro hospitalar.
O estágio de Infecciologia decorreu entre abril e junho de 2007, tendo sido realizado no Serviço de Doenças Infecciosas do Centro Hospitalar de São João. Já o estágio em Oncologia Médica decorreu entre outubro de 2007 e outubro de 2010, no Serviço de Oncologia Médica do IPOPFG; o de Radioterapia teve lugar entre abril e julho de 2009, no Departamento de Radioterapia do IPOPFG.
Estagiou ainda no Serviço de Onco-Hematologia do IPOPFG (integrado no Departamento de Medicina), entre julho de 2008 e janeiro de 2009; no Serviço de Transplantação de Medula Óssea (STMO) do IPOPFG (integrado no Departamento de Medicina), entre janeiro de 2009 e abril de 2009; e no Serviço de Cuidados Paliativos do IPO do Porto, entre janeiro e abril de 2011.
Na época de junho/julho de 2011, concluiu a avaliação final do Internato Médico de Oncologia Médica, o que lhe conferiu o Grau de Assistente na área de Oncologia Médica.
Apresentou, em reuniões de âmbito hospitalar, os seguintes temas: EM REUNIÕES DE ÂMBITO HOSPITALAR
Serviço de Medicina Interna do CHAA
- Dezembro 2004 - Acidente Vascular Cerebral - Estudo Observacional
- Dezembro 2005 - Doença do Legionário – Caso Clínico
- Março 2006 - Diabetes Ínsipida Pituitária - Apresentação de Adenoma Hipofisário (Caso Clínico)
- Janeiro 2007 - Tuberculose Peritoneal em Paciente Imunocompetente (Caso Clínico)
- Março 2007 - Insuficiência Renal Crónica e Tetraparésia como apresentação de Amiloidose – Caso Clínico
- Maio 2007 - Discussão do Poster: Derrame Pleural Exsudativo – Apresentação de Linfoma (Caso Clínico)
- Outubro 2007 - Discussão do Poster: Nódulo Cutâneo em doente Imunodeprimido – Caso Clínico
- Setembro 2007 - Fármacos Citostáticos e Imunossupressores - Tratamento de Doenças Auto-Imunes e Oncológicas no Contexto de Cuidados Intensivos
- Janeiro 2008 - Índices de Gravidade - Aplicabilidade ao Doente Oncológico
14. Junho 2008 - Carcinoma Invasivo da Mama N0 – Abordagem Terapêutica
- Outubro2009-HighlightssobreoTratamentodoCancrodaPele,TecidosMoles e Osso da 34th ESMO
- Março 2011 – Discussão da Comunicação Oral: Endometrial carcinosarcoma as second malignancy after breast cancer – Case Report
- Novembro 2008 - Alterações Hematológicas no Doente Oncológico (Revisão Bibliográfica)
- Julho 2009 Linfoma Linfoblástico - Tratamento com Nelarabina (Revisão Bibliográfica)
- Outubro 2009 - Discussão dos Posters: “Alemtuzumab – Experiência de um serviço de Onco-Hematologia” e “Análise retrospectiva do tratamento do LNH Difuso de Grandes Células com RCHOP14 e baixas doses de Filgrastim”
Fevereiro 2008 - Tumor Sólido Pseudo-papilar do Pâncreas – Caso Clínico (co- apresentação);
Junho 2008 - Adenocarcinoma tipo intestinal da vagina – Caso Clínico;
Fevereiro 2009 - Neoplasias secundárias no seguimento a longo prazo de Linfoma de Hodgkin (co-apresentação);
Junho 2009 - Cancro da Mama Hereditário (co-apresentação);
Março 2010 - LNH difuso de grandes células B em doente com antecentes de carcinoma da mama de baixo risco;
Setembro 2010 – Derrame pleural em doente com Linfoma de Hodgkin.
Journal Club de Evidência e Decisão em saúde
A formação contínua em Evidência e Decisão em Medicina teve início em 2009, promovida pela Direcção do IM, com reuniões mensais.
Setembro de 2009 - o artigo “Preoperative Staging of Lung Cancer with Combined PET-
CT” (N Engl J Med 2009; 361: 32-9) e respectiva análise crítica de um artigo, com base nas grelhas de avaliação sugeridas na literatura - “The GATE frame: critical appraisal with pictures” (Evid. Based Med. 2006: 11; 35-38).
Assistente Hospitalar
Dezembro 2012 - Carcinoma Invasivo da Mama – Exames de Estadiamento;
Outubro 2013 – ESMO 2012: Highlights sobre o Tratamento do Cancro de Cabeça e Pescoço e do Cancro da Mama;
Outubro 2016 – ESMO 2016: Highlights sobre o Tratamento do Cancro de Cabeça e Pescoço;
Julho 2016 – Apresentação do Projecto de Investigação Clínica intitulado "Caracterização da dor e qualidade de vida em doentes oncológicos portugueses com metástases ósseas";
Março 2017 - Apresentação e moderação da discussão de casos clínicos na reunião multidisciplinar da Clínica da Mama no âmbito da visita da Prof.a Doutora Sandra Swain ao
IPOPFG (Medical Director of the Washington Cancer Institute at MedStar Washington Hospital Center);
Maio 2017 - Assinaturas Genéticas - Prosigna®.
Colaborou na formação pós-graduada dos colegas do Internato Complementar de Oncologia Médica, Medicina Interna, Radio-Oncologia, Genética Médica e Medicina Geral e Familiar. Apoiou-os na atividade assistencial e científica, na preparação de trabalhos científicos para apresentação em Congressos Nacionais e Internacionais.
Desde janeiro 2014 é orientadora de formação específica e de estágios. Foi Vogal do Júri para Provas de Mestrado de Oncologia (ICBAS/Universidade do Porto), e lecionou a sessão de “Quimioprevenção” no IPOPFG que, em conjunto com ICBAS e o Medical College of the Thomas Jefferson University, organizava e ministrava o Mestrado em Oncologia.
Desde abril de 2011 é formadora da Escola Portuguesa de Oncologia do Porto, nas acções junto de Escolas Secundárias ou outras organizações/associações que o solicitem. Nesse sentido, colabora desde agosto de 2015 no curso de atualização em “Tumor da Mama”, destinado a Médicos e Enfermeiros que trabalham em Cuidados de Saúde de Primários, nos ACES da ARSN, IP. Em julho de 2017 e 2018 foi co-organizadora e formadora do mini-curso sobre Cancro de Cabeça e Pescoço, para Médicos e Médicos Dentistas, Enfermeiros e estudantes finalistas de Medicina e Medicina Dentária (25 horas com componente teórica e prática). Em Novembro de 2018, o mesmo conteúdo programático foi organizado num dia de formação, em colaboração com ARS Norte, para Médicos e Enfermeiros dos Cuidados de Saúde Primários.
Em novembro de 2014 foi formadora do mini-curso Bases de Oncologia e Imunologia para profissionais da indústria farmacêutica, promovido pela Equipa da MSD® Oncologia.
Em março de 2015 foi formadora da Formação Avançada Internos da ULS Alto Minho, com o tema !Oncologia – princípios básicos, rastreio e orientação de tumores de primário oculto", destinada a Internos de Medicina Geral e Familiar e Internos das Especialidades Hospitalares da ULS Alto Minho, no Auditório da Ordem dos Médicos de Viana do Castelo.
Participou no curso de formação dos internos do serviço de Oncologia Médica do IPOPFG – palestrante no tema Cancro de Cabeça e Pescoço (julho 2018).
Participação regular no Curso de Oncologia SPO (pormovido pelo Núcleo de Internos e Jovens Oncologistas da Sociedade Portuguesa de Oncologia), em Curia, Palestra no Módulo Cancro Cabeça/Pescoço - Casos Clínicos nas edições de fevereiro 2017/18/19.
Fez parte da comissão organizadora de:
- Formação Avançada Internos da ULS Alto Minho, Viana do Castelo, março 2015.
- Reunião Current Concepts in Head and Neck Cancer em fevereiro 2016 (Reunião multidisciplinar com Prof. Jatin Shah, Dr.a Nancy Lee, Dr.a Shrujal Baxi e Dr. Peter Cordeiro do Memorial Sloan Kettering Cancer Center -MSKCC, de Nova Iorque), IPOPFG.
- 1ª reunião “O melhor do tratamento do cancro da mama em 2016”, em janeiro 2017, IPOPFG.
- Comemoração do Dia Mundial do Cancro de Cabeça e Pescoço em 2016, 2017 e 2018 (nestas duas últimas edições, com organização de um minicurso para médicos e médicos dentistas, enfermeiros e estudantes finalistas de medicina e medicina dentária).
- Reunião Multidisciplinar da Clínica da Mama no âmbito da visita da Profª. Doutora Sandra Swain ao IPOPFG.
- Júri dos Casos Clínicos de Cancro de Cabeça e Pescoço no 15.o Congresso Nacional de Oncologia (SPO), em 23 Novembro 2018.
- 16.o Congresso Nacional de Oncologia (SPO).
-
- Formação para Médicos de Medicina Geral e Familiar e Medicina Interna de Unidades de Cuidados Continuados/Paliativos, pertencentes à Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e em Equipas intra-hospitalares de Cuidados Paliativos - promovido pela Grünenthal®, Porto, outubro 2012: Palestra: Buprenorfina Transdérmica - No tratamento da Dor Crónica.
- 5º Simpósio de Nutrição do Hospital da Luz – Lisboa, outubro de 2014. Palestra: Desafios actuais da nutrição em oncologia: Suplementação vitamínica e cancro: mitos e factos.
- 6ª Jornada Luso-Brasileira de Nutrição Oncológica, IPOPFG, novembro de 2014. Palestra: Nutrição Parentérica.
- Formação Avançada Internos da ULS Alto Minho, Viana do Castelo, março 2015. Palestra: Princípios básicos, rastreio e quimioprevenção.
- Formação Avançada Internos da ULS Alto Minho, Viana do Castelo, março 2015. Tema: Oncologia – princípios básicos, rastreio e orientação de tumores de primário oculto; Moderadora na Mesa dos Casos Clínicos.
- Desde agosto de 2015 (bianual), no Curso de atualização em “Tumor da Mama”, ” – EPOP (IPOPFG). Palestra: “A doente com Cancro de Mama Metastizado – abordagem terapêutica, ensaios clínicos, sobrevivência e particularidades no envolvimento do osso, pulmão, fígado, cérebro”.
- XII Congresso Nacional de Psico-Oncologia, IPOPFG, outubro 2015. Palestra: Toxicidades mucocutânea e mieloide.
- Current Concepts in Head and Neck Cancer, IPOPFG, fevereiro 2016. . Palestra: Worshop - Particulares da gestão da dor em doentes com cancro da cabeça e do pescoço.
- Simpósio Roche® no Current Concepts in Head and Neck Cancer, IPOPFG, fevereiro 2016: Novos standards no tratamento neoadjuvante do cancro da mama HER2+.
- ExpHERience Sharing Forum, Porto, setembro 2016. Palestra: Cancro da mama HER2+ - Ensaios em curso e futuro.
- 6º Simpósio de Cancro de Cabeça e Pescoço, Figueira da Foz, setembro 2016. Palestra: QT de indução
- Formação para Médicos e Enfermeiros que trabalham em Cuidados de Saúde de Primários - Grünenthal®, Porto, outubro 2016: Palestra: DOR CRÓNICA: do diagnóstico ao tratamento - Uma nova abordagem terapêutica: TAPENTADOL.
- XI Curso Internacional de Cancerologia da SBC no IPO Porto, novembro de 2016, Moderadora na Mesa do Cancro de Cabeça e Pescoço.
- 1ª Reunião “O melhor do tratamento do cancro da mama em 2016”, IPOPFG, janeiro 2017. Palestra: Assinaturas Genéticas – Best of 2016.
- 1ST Precision medicine in immuno-oncology meeting, IPOPFG, julho 2017. Palestra: Portugal experience in immuno-oncology - Head and Neck.
- MiniCurso sobre Cancro de Cabeça e Pescoço, IPOPFG, julho 2017. Palestra: Cancro de Cabeça e Pescoço – Visão da Oncologia Médica.
- Curso de Controlo Sintomático Grunenthal®/SPO, Porto, julho 2017. Palestra (com Dr.a Maria Fragoso) - O Doente está com DOR e agora?
- Prosigna clinical sesion, IPOPFG, julho 2017 - Teste de Prognóstico da Assinatura Genética do Cancro da Mama - Ponto de vista do oncologista médico.
- Conferências Rumo 2017 - Astrazeneca®, Porto, julho 2017; Moderadora na Mesa dos Casos Clínicos.
- Palestrante nas XXV Jornadas do ROR- Sul, Lisboa, 19-21 fevereiro de 2018: Carcinoma da Nasofaringe - Tratamento da doença metastática: Há diferenças? Novos estudos?
- Palestrante no ExpHERience Sharing Forum - Caso Clínico 4, em Coimbra em 9 março de 2018.
- Palestrante em Workshop Dor Crónica GRT- Porto, 2 outubro de 2018 (com Dr.a Maria Fragoso).
- Moderadora de Workshop: Nutrição Clínica em Oncologia - no 15.o congresso Nacional de Oncologia – SPO, Coimbra 22 de novembro 2018.
Quanto à atividade em investigação científica, Cláudia Vieira participou ativamente em vários projetos, tendo recrutado e acompanhado pacientes em múltiplos Ensaios Clínicos multicêntricos internacionais; colaborou no desenho, coordenação e implementação de múltiplos Estudos Observacionais e com os projectos desenvolvidos pelo Grupo de Oncologia Molecular e Patologia Viral do IPOPFG (membro do Centro de Investigação). Além das funções de Investigadora Principal e Sub-Investigadora, assumiu funções de backup do Investigador Principal em vários ensaios e sempre que necessário por ausência do mesmo.
Participou em várias reuniões de abertura de ensaio clínico e sempre que necessário em reuniões administrativas e de auditoria clínica. Realizou vários cursos presenciais e electrónicos de Boas Práticas Clínicas, Consentimento Informado, Investigador Principal e Sub-Investigador, Plataformas electrónicas de submissão de dados e comunicação e gestão de eventos adversos.
Durante o período de Estágio de Investigação do Internado Médico, acompanhou a atividade diária da Unidade para estudo e tratamento de dor. Este estágio permitiu-lhe compreender que nem sempre é fácil um controlo eficaz da dor - facto que tinha impacto na qualidade de vida do doente e/ou estado de dependência -, e desenvolver um Projeto de Investigação nessa área.
Como investigadora principal, teve os seguintes projectos de Investigação Clínica de Iniciativa do Investigador:
- Caracterização da dor e qualidade de vida em doentes oncológicos portugueses com metástases óssea (em curso; recentemente vencedor de uma bolsa no Concurso Interno para Projetos de Investigação 2017 do IPOPFG);
- Caracterização das variantes genéticas associadas ao tratamento da dor, em doentes oncológicos, portugueses, com metástases ósseas (em curso; candidatura ao Programa YOuR Project (Young Oncologists Research Project) / SPO – aguarda divulgação dos projectos vencedores da bolsa de Investigação na área do Cancro da Mama);
- Monitorização dos resultados e toxicidades associados à utilização de Pertuzumab, em contexto de tratamento neo-adjuvante do cancro de mama (promovido pelo ORLab; em curso).
- MO28231 KAMILLA – A two-cohort, open-label, multicenter, study of trastuzumab emtansine (T-DM1) in HER2-positive locally advanced or metastatic breast cancer patients who have received prior anti-HER2 and chemotherapy-based treatment.
- WO29217 BERENICE – A multicenter, multinational, phase II study to evaluate pertuzumab in combination with trastuzumab and standard neoadjuvant anthracycline-based chemotherapy in patients with KER2-positive, locally advanced, inflammatory, or early-stage breast cancer. No âmbito deste ensaio clínico, é co-autora de dois posters apresentados em SABCS (2016 e 2017) e uma publicação submetido à revista Annals of Oncology.ANEXO 27
- ATTAIN - A Phase III Open-label, Randomized, Multicenter study of NKTR-102 versus treatment of Phisician’s choice(TPC) in Patients with Metastatic Breast Cancer who have Stable Brain Metastases and have been previously treated with an Anthracycline, a Taxane, and Capecitabine.
- 7. MK-689: A Phase III, Randomized, Open-label Study to Evaluate Pembrolizumab as Neoadjuvant Therapy and in Combination With Standard of Care as Adjuvant Therapy for Stage III-IVA Resectable Locoregionally Advanced Head and Neck Squamous Cell mCarcinoma (LA HNSCC)
Foi ainda co-investigadora em dezenas de estudos clínicos, nacionnais e internacionais, tendo visto o seu trabalho publicado nas mais reputadas revistas científicas da especialidade.
Neste âmbito, desenvolveu a seguinte atividade científica:
- 2ª Reunião Nacional de Investigadores do Ensaio Clínico MO19391 – ATHENA (co- apresentadora dos casos clínicos) – Porto, 14 fevereiro 2009;
- Anti-angiogenesis Clinical Experience Exchange Meeting – Madrid 25-26 abril 2009;
- Encontro VITAA-Vias de Tratamento Anti-Angiogénico - 11 e 12 setembro 2009;
- Reunião Nacional de Investigadores do Ensaio Clínico MK3475-040 (Évora, março 2014);
- Reunião Internacional de Investigadores do Ensaio Clínico MonaLEEsa (ESMO 2016);
- Reunião do Grupo de Cancro de Cabeça e Pescoço da EORTC (Porto, março de 2016);
- Roche WO29522 IMpassion 130 Study Investigator Meeting (Praga, abril 2016);
- Reunião Internacional de Investigadores do Ensaio Clínico KESTREL (Berlim, maio 2016);
- Reunião do Grupo de Cancro de Cabeça e Pescoço da EORTC (Milão, outubro 2016);
- Precision Medicina in Breast Cancer treatment: the role of SOLTI international cooperative group in Portugal (Lisboa, novembro 2016);
- prIME Oncology Evening Discussion Meeting: Metronomic Chemotherapy for MBC (San Antonio, Texas, dezembro 2016);
- Participação no EORTC - DATECAN Project do Grupo de Cancro de Cabeça e Pescoço da EORTC (janeiro 2017).
Além disso, desenvolve atividade institucional e comunitária, contribuindo para a melhoria da qualidade e organização dos serviços, e tem uma intervenção social e comunitária muito evidente.
Foi estudante do Programa Doutoral da Universidade do Porto - Medicina e Oncologia Molecular entre janeiro de 2009 e julho de 2019. O Programa foi organizado pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto e pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar em articulação com os Laboratórios Associados IBMC/INEB e IPATIMUP e com a colaboração do Hospital de S. João e do IPOPFG.
Actividades científicas desenvolvidas até ao momento, neste âmbito:
- Primeira Autora de Poster presente no PAIN IN EUROPE VI, 6TH CONGRESS F THE EUROPEAN FEDERATION OF IASP® CHAPTERS (EFIC); Lisboa, setembro 2009 - Pain in Hospitalized Oncology Patients: Nurses and Physicians Records;
- Participação no 1º e 2º Encontro de Doutorandos do PDMOM na FMUP – 8 julho 2010 (Projecto incluído no Livro de Resumos) e 20 janeiro 2011 (Comunicação Oral e discussão com a Comissão Científica do Projecto - Caracterização das variantes genéticas associadas ao tratamento da dor em doentes oncológicos portugueses, com metástases ósseas);
- Participação no 1º ED- FMUP Meeting (1st FMUP Doctoral Students Meeting), Porto, 14 dezembro 2011 (8 horas) – apresentando um Poster relativo ao Projeto em curso - Prevalência da dor e avaliação da qualidade de vida em doentes oncológicos com envolvimento ósseo metastático;
- Módulos e CME do programa Pain Education da Fundação Grunenthal Portugal: Nº1 - Avaliação da Dor e Comunicação Médico-Doente;
- Workshop Pain Education (Comunicação Médico-Doente e O Círculo Vicioso), Porto, 28 outubro 2011 (5 horas);
- Workshop – Dor Neuropática: um desafio clínico, Santa Maria do Bouro, 5 novembro 2011 (5 horas);
- Primeira Autora de Poster presente no 10º Convénio da ASTOR, 19as Jornadas de Dor do hospital Garcia de Orta. Lisboa, 27 janeiro 2012 – Prevalência da dor e avaliação da qualidade de vida em doentes oncológicos com envolvimento ósseo metastático;
- Primeira Autora de Poster presente no 14th World Congress on Pain. Milão, 27 a 31 agosto 2012 - Prevalence and pain treatment and evaluation of quality of life in patients with metastatic bone disease;
- Participação: 11º Convénio da ASTOR, 20as Jornadas de Dor do hospital Garcia de Orta. Lisboa, janeiro 2013;
- Participação no “Experience Profiling Platform – O Papel Terapéutico Presente e Futuro da Buprenorfina Transdérmica”, 20 fevereiro 2013, Aveiro;
- 3º Encontro de Doutorandos do PDMOM na FMUP/3ºED-FMUP Meeting – 11 dezembro 2013;
- Participação: 4º ED- FMUP Meeting, Porto, 9 dezembro 2014;
- Participação: 13º Convénio da ASTOR, 22as Jornadas de Dor do Hospital Garcia de Orta. Lisboa, janeiro 2015.
- Colabora na Clínica de Hemodiálise de Felgueiras (desde Julho 2007), desempenhando funções de Médico Residente
- Co-responsável da Comissão de controlo da infecção desde agosto 2011 e autora do protocolo de prevenção e controlo de colonização e infeção por staphylococcus aureus resistente à meticilina da Clínica de Hemodiálise de Felgueiras (CHF), implementado em maio 2015.
- Colaborou no Serviço de Urgência do CHAA – Unidade de Guimarães, integrando a Equipa de Urgência da Medicina Interna (2007 a 2009).
- Colabora com a Associação de Estudantes da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto (AEFMUP), entre 2001 e 2003.
- Estágio Clínico integrado nos Curtos Estágios Médicos em Férias, organizado pelo Departamento de Saúde Pública da AEFMUP, no Serviço de Pediatria do Hospital de Angra do Heroísmo entre 16 e 31 de agosto de 2001.
Apresentou posters e artigos em reuniões científicas nacionais e internacionais, tendo sido autora publicada em dezenas de jornais, revistas ou livros; conta com dezenas de cursos e complementos formativos.
A Drª Cláudia Vieira é atualmente responsável pela gestão estratégica da área de Oncologia da Atrys em Portugal.